Conferência sobre Trabalho Decente cria Comitê Gestor

Comitê será integrado pelo poder público, empresários e trabalhadores das sete cidades do ABC

Buscar o trabalho com qualidade. Esse é o foco da ação do Comitê Gestor da Agenda do Trabalho Decente no ABC, formado na última sexta-feira durante Conferência Regional. O encontro foi realizada pelo Consórcio Intermunicipal de Prefeitos do Grande ABC no Teatro Elis Regina, em São Bernardo.

Integrado por representantes do poder público, dos empresários e dos trabalhadores das sete cidades da região, o Comitê vai se debruçar no que qualifica como déficite do trabalho decente. 
“Além de procurar a formalização para todos os trabalhadores, o Comitê vai propor medidas que reduzam a diferença salarial entre homens e mulheres, o nível de desemprego entre jovens, reduzir o número de acidentes no trabalho e a rotatividade no emprego, entre outras medidas”, explicou o diretor executivo do Sindicato Carlos Alberto Gonçalves, o Krica.

“Outra decisão foi realizar ações de combate à informalidade. A carteira profissional é a garantia dos direitos trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores”, disse Krica.

Diálogo
Segundo o dirigente, o diálogo social será a grande ferramenta do Comitê porque as soluções para esse déficite não serão encontradas apenas em negociações entre sindicatos e empresas.
“Podemos ter um convênio médico para grupos de empresas em vários setores ou um serviço de transporte para trabalhadores de um determinado bairro ou região”, exemplificou.

O ABC é a primeira região a adotar a Agenda e São Bernardo é a primeira cidade. Os Estados de Mato Grosso e da Bahia já adotaram.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), trabalho decente é aquele produtivo e adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, igualdade e segurança, sem quaisquer formas de discriminação e capaz de garantir uma vida digna aos trabalhadores.