Confiança da indústria aumenta pelo terceiro mês consecutivo, segudo FGV
O índice aumentou 2,2% em março, ao subir de 76,2 pontos em fevereiro para 77,9 no mês passado. Com a alta, a confiança atingiu o patamar de novembro do ano passado
O ICI (Índice de Confiança da Indústria) aumentou 2,2% em março, ao subir de 76,2 pontos em fevereiro para 77,9 no mês passado, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Segundo a entidade, o indicador registrou a terceira alta consecutiva.
“O resultado de março pode ser considerado como positivo por dois motivos: foi o terceiro mês consecutivo de avanço do ICI, que já começa a se distanciar do ponto mínimo registrado recentemente, de 74,7 pontos em dezembro de 2008. Além disso, ao contrário do ocorrido em fevereiro, quando a evolução positiva foi exclusivamente atribuída à recuperação do segmento de autopeças e montadoras, neste mês o resultado foi determinado por um conjunto mais abrangente de gêneros industriais”, avalia a pesquisa.
Segundo a entidade, tanto o ISA (Índice da Situação Atual) quanto o IE (Índice de Expectativas) registraram alta em março e atingiram os maiores níveis desde novembro do ano passado. O primeiro subiu de 77,8 para 79,5 pontos, e o segundo, de 74,6 para 76,3 pontos.
A avaliação feita a respeito da demanda por produtos industriais melhorou. Entre fevereiro e março de 2009, a proporção de empresas que avaliam o nível atual de demanda como forte elevou-se de 4,0% para 11,9%, enquanto a parcela das que o consideram como fraco aumentou, em menor proporção, de 36,3% para 40,1%.
Em relação aos meses seguintes, as previsões da produção tornaram-se mais favoráveis. Das 1.066 empresas consultadas pela entidade, 27,7% preveem aumento e 17,7%, redução no trimestre março a maio deste ano. No mês anterior, estes percentuais haviam sido de 25,4% e 27,1%, respectivamente.
Do Diário OnLine