Confiança do consumidor brasileiro melhora no segundo trimestre
A pesquisa mostrou que a melhora, 3,7 %, deve-se, principalmente, a expectativas mais positivas sobre desemprego e inflação
A confiança do consumidor recuperou-se entre abril e junho depois de dois trimestres seguidos em queda, de acordo com indicador da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgado nesta quinta-feira (18).
O índice aumentou 3,7 por cento frente ao primeiro trimestre deste ano e manteve-se praticamente estável em relação a igual período de 2008.
“Apesar do crescimento, o índice ainda registra queda de 4,6 por cento na comparação com o indicador do terceiro trimestre de 2008, quando os efeitos da crise econômica internacional ainda não eram tão evidentes sobre a economia brasileira”, ponderou a CNI.
A pesquisa mostrou que a melhora deve-se, principalmente, a expectativas mais positivas sobre desemprego e inflação.
A expectativa de evolução da renda pessoal manteve-se estável, enquanto outro componente mostrou uma redução no endividamento dos consumidores. Apesar disso, a situação financeira dos consumidores continua fraca.
“O índice de evolução da situação financeira recuou 0,6 por cento na comparação com o trimestre anterior, a terceira seguida nesta comparação, acumulando recuo de 5,9 por cento desde o terceiro trimestre de 2008”, acrescentou a CNI.
A CNI ouviu 2.002 consumidores de 143 municípios em todo o Brasil.
Da Reuters