Confiança do consumidor paulistano aumenta em fevereiro
O balanço mostra que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 6,8% na comparação com janeiro, ao atingir 132,9 pontos
A confiança do consumidor paulistano na situação do País aumentou em fevereiro, de acordo com relatório divulgado nesta quarta-feira (11) pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio). O balanço mostra que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 6,8% na comparação com janeiro, ao atingir 132,9 pontos.
O resultado, segundo a metodologia adotada pela Fecomercio, aponta que os consumidores da cidade de São Paulo estão otimistas. A queda da inflação, o aumento do salário mínimo e algumas medidas de estímulo ao consumo anunciadas pelo governo federal são citadas no relatório do ICC como principais causas para o aumento da confiança.
De acordo com a pesquisa, os dois indicadores que compõe o ICC apresentaram alta em fevereiro. O Índice das Condições Econômica Atuais (Icea), que avalia como os consumidores percebem sua atual situação, subiu 8,7%. Já o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), usado para medir a confiança dos consumidores no futuro, teve alta de 5,6%.
O relatório também aponta que a parcela da população que ganha mais do que dez salários mínimos está mais confiante do que os que ganham menos. A pesquisa ainda revela que os homens estão mais confiantes do que as mulheres; e quem tem menos de 35 anos está mais confiante do que aqueles com mais de 35.
Da Agência Brasil