Confiança do consumidor se aproxima do pré-crise, segundo FGV

Está já é a terceira pesquisa que aponta a melhora. A FGV também revisou o crescimento de junho de 4,1% para 5,1%. As avaliações sobre a situação atual e os próximos meses melhoraram também melhorara nesta pesquisa

A confiança do consumidor brasileiro já voltou próximo aos níveis pré-crise, indica o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de julho, que subiu 2,8% em relação a junho. O índice na série com ajuste sazonal praticamente voltou ao nível que estava em setembro de 2008, mês em que houve a concordata do banco de investimento Lehman Brothers nos Estados Unidos, e é superior ao de agosto de 2008. Em julho, o ICC foi de 111,4, e em setembro de 2008, em 111,7. Em agosto do ano passado, o índice estava em 108,8.

A FGV também revisou o crescimento de junho de 4,1% para 5,1%. As avaliações sobre a situação atual e os próximos meses melhoraram na pesquisa deste mês. O Índice da Situação Atual (ISA) teve alta de 2,8% e o Índice de Expectativas (IE) subiu 2,9%, atingindo o maior nível desde maio de 2008.

A Sondagem de Expectativas do Consumidor é realizada com base numa amostra de mais de 2 mil domicílios em sete das principais capitais brasileiras. Apesar do ICC ser o de julho, a coleta de dados para esta edição foi realizada no mês passado, entre os dias 1º e 20 de junho.

Da Agência Estado