Confiança do consumidor sobe e é a maior desde setembro, diz FGV
Segundo a entidade, a maior contribuição para a evolução no mês foi dada pelo indicador que mede as expectativas em relação à situação econômica local nos próximos seis meses
A confiança do consumidor brasileiro medida pelo ICC (Índice de Confiança do Consumidor) aumentou 4,1% em junho, ao passar de 102,2 pontos em maio para 106,4 neste mês, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Trata-se do quarto mês seguido de alta e do maior nível desde setembro do ano passado, com 109,2 pontos.
De acordo com a entidade, tanto as avaliações sobre a situação presente quanto as expectativas para os próximos meses superaram as da pesquisa anterior. O ISA (Índice da Situação Atual) aumentou 5,4%, de 100,7 para 106,1 pontos, enquanto o IE (Índice de Expectativas) avançou 4,3%, de 103,7 para 108,2 pontos – também o maior patamar desde setembro de 2008 (com 108,6 pontos).
Entre maio e junho, houve melhora na avaliação feita pelos consumidores em relação à situação econômica local presente: a proporção dos que a avaliam como boa elevou-se de 8,3% para 10,0% do total; a dos que a julgam ruim reduziu-se de 46,1% para 40,3%.
Ainda de acordo com a FGV, a maior contribuição para a evolução favorável do ICC no mês foi dada pelo indicador que mede as expectativas em relação à situação econômica local nos próximos seis meses. Em junho, a proporção de consumidores que prevêem melhora aumentou de 28,3% para 30,9%; e a parcela dos que projetam piora diminuiu de 18,4% para 14,8%.
A Sondagem de Expectativas do Consumidor é feita com base em uma amostra de mais de dois mil domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de junho foi realizada entre os dias 29 de maio e 19 deste mês.
Do Diário OnLine