Confira seus direitos – Igualdade para todos

 A Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada no ano de 1948, estabelece que todos os seres humanos são iguais, sem qualquer distinção de raça, cor, credo, sexo, condições financeiras ou qualquer outra condição.
“Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade”.
A Constituição Federal de 1988 trata da questão em seu artigo 5, que assim dispõe: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. Portanto, todos temos direitos, bem como garantias fundamentais. Ocorre que o princípio da igualdade não é utilizado na prática para todas as pessoas; basta acompanhar os noticiários do mundo.
Muitas pessoas ainda passam fome e são abandonadas, torturadas, humilhadas, exploradas e violenta- Departamento Jurídico das pelo mundo. Os mais vulneráveis – mulheres, crianças, idosos – continuam sendo as maiores vítimas.
Enfim, é importante que se promova uma cultura de direitos humanos, sendo primordial os valores da dignidade da pessoa humana e o total respeito à integridade física, moral e intelectual de todas as pessoas.
Temos que ficar atentos, bem como contribuir para a construção de um mundo melhor para todos os seres humanos.