Conflito China-Países Baixos ameaça chips e carros elétricos na Europa
Montadoras europeias monitoram crise de chips da Nexperia, que pode afetar a produção de EVs
A indústria automotiva europeia volta a enfrentar o fantasma da escassez de semicondutores, que paralisou fábricas e encareceu veículos durante a pandemia. Agora, um novo conflito político entre China e Países Baixos ameaça interromper o fornecimento de microchips essenciais produzidos pela Nexperia, uma das maiores fornecedoras globais do setor.
A Nexperia, sediada em Nimega, nos Países Baixos, foi originalmente uma divisão da Philips, mas hoje pertence ao grupo chinês Wingtech. Duas semanas atrás, o governo neerlandês interveio diretamente na companhia, alegando riscos de “fuga tecnológica” para a China. A resposta de Pequim foi imediata: suspendeu a exportação de chips fabricados pela Nexperia em território chinês, criando um novo ponto de tensão em uma cadeia de suprimentos já frágil.
Segundo informações do site ForoCoches Electricos, os estoques atuais de chips devem durar entre quatro e seis semanas, o que já levou montadoras como BMW a reativar comitês de crise internos para planejar contingências. Volkswagen e Mercedes-Benz também acompanham a situação de perto, em contato direto com seus principais fornecedores.
Os chips afetados não são de alto desempenho, mas cumprem funções críticas nos veículos modernos, como controle de airbags, iluminação, sensores de segurança, climatização e sistemas multimídia. Embora seja tecnicamente possível substituí-los por componentes de outros fabricantes, a re-homologação pode levar meses, segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).
Do InsideEVs