Congresso caminha para a Plenária Final
Com o fim das plenárias temáticas, categoria debate seu futuro entre os dias 17 e 19 , no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo
Wagnão elogiou a participação da categoria nas temáticas. Foto: Rossana Lana / SMABC
Depois de realizar doze plenárias temáticas, a segunda etapa do 7º Congresso dos Metalúrgicos do ABC terminou na quinta-feira (10), com os encontros sobre Cultura e Lazer, Saúde no Trabalho e Meio Ambiente e Previdência e Aposentados.
A plenária final ocorrerá entre 17 a 19 de novembro no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo, com a participação dos delegados eleitos na primeira etapa, os membros natos e os delegados dos movimentos sociais.
Segundo o secretário-geral do Sindicato Wagner Santana, o Wagnão, as duas etapas iniciais cumpriram suas funções ao provocar o debate sobre as questões mais importantes para a categoria no momento.
Além dos três temas de quinta, as temáticas discutiram Emprego, Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico; juventude e Trabalho; Pessoas com Deficiência, Igualdade Racial; Organização Sindical e Negociação Coletiva; Relações Institucionais e Política de Desenvolvimento Regional; Economia Solidária; Cultura e Lazer; Educação, Qualificação Profissional e Formação Sindical; Comunicação.
“A presença marcante dos delegados foi fundamental para espalhar as discussões das plenárias para toda a base, indicando caminhos para a atuação do Sindicato”, destacou Wagnão.
Em sua opinião, a organização do Congresso – com plenárias debatendo temas específicos que depois serão definidos em um encontro como plataforma de ação do Sindicato – também foi aprovado.
“Precisávamos de uma forma democrática para dar conta às novas demandas dos metalúrgicos do ABC. Nossos desafios ficaram tão complexos que não é possível definir a melhor forma de enfrentá-los em apenas duas plenárias finais”, concluiu Wagnão.
Da Redação