Congresso da IndustriALL reúne sindicalistas de todo o mundo no Rio de Janeiro

(Foto: Adonis Guerra)

Cerca de 50 dirigentes dos Metalúrgicos do ABC partici­pam na próxima semana do 2º Congresso da IndustriALL Global Union, federação inter­nacional dos trabalhadores na indústria, que será realizado entre os dias 4 e 7, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

O evento reunirá mais de 1.300 sindicalistas de 140 paí­ses de todos os continentes. A solenidade de abertura, às 18h da terça-feira, contará com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como prin­cipal orador. Na segunda-feira, dia 3, serão realizadas confe­rências da África, América do Norte e América Latina. Na terça, antes da abertura oficial do Congresso, haverá outras duas, Europa e Ásia.

“Os sindicalistas discutirão um plano de ação global focado no combate ao trabalho precário, na defesa dos direitos trabalhis­tas e do emprego decente, com liberdade e autonomia para a atuação dos sindicatos”, expli­cou o diretor de Comunicação do Sindicato, Valter Sanches. Durante o congresso também será eleita a nova direção da IndustriALL para um mandato de quatro anos.

“A cidade carioca foi esco­lhida como cidade anfitriã do Congresso para que o sindi­calismo internacional mani­feste sua solidariedade com os trabalhadores brasileiros no momento em que os nossos direitos estão sendo atacados”, completou o diretor.

A IndustriALL

Fundada há quatro anos, a IndustriALL tem mais de 600 sindicatos filiados provenientes de 140 países dos setores de ma­nufatura, mineração, energia e têxteis. No total, representa 50 milhões de trabalhadores dos setores metalúrgico, químico, mineração, energia e têxtil.

Nascida da fusão de três fe­derações internacionais (meta­lúrgicos, químicos/petroleiros e têxteis), sediada em Genebra (Suíça) e com cinco escritórios regionais, a IndustriALL esteve à frente de ações importantes para garantir trabalho decente e direitos iguais em multina­cionais.

Da Redação