Congresso do PT que deve referendar nome de Dilma a presidente começa hoje

Novo presidente do partido também vai tomar posse durante o evento. Lula é aguardado no encontro que vai celebrar os 30 anos da sigla


Começa na manhã desta quinta-feira (18), em Brasília, o 4º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores, que vai discutir os rumos da sigla para o ano eleitoral, referendar o nome da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, como pré-candidata à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e definir a política de alianças para o pleito de outubro deste ano.

Durante o evento, que ocorre até sábado (20), os mais de mil delegados da legenda também vão dar posse ao novo presidente do PT, o ex-senador e ex-presidente da Petrobras José Eduardo Dutra, e aos membros do Diretório Nacional, da Comissão de Ética Nacional e do Conselho Fiscal Nacional.

As atividades do 4º Congresso começam às 10h, com um seminário entre delegações internacionais. Às 20h, haverá um show de música popular brasileira.

Na manhã de sexta-feira (19), os delegados vão votar o regimento interno e iniciar os debates políticos e a votação de resoluções. Os novos dirigentes do partido tomam posse às 19h30 do mesmo dia.

Às 9h de sábado, serão recebidos os representantes dos movimentos sociais. Às 10h, haverá um ato de aprovação da pré-candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República. Está prevista a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A festa dos 30 anos do PT está prevista para ocorrer na noite de sábado. Durante os três dias de congresso também está prevista uma ampla programação cultural, com apresentação de palhaços, shows musicais, apresentação de filmes com de esquerda e exposição de artistas.

G1