Congresso Extraordinário da CUT começa na próxima segunda
Na próxima semana, a CUT realiza a “15ª Plenária- Congresso Nacional Extraordinário e Exclusivo: 100 anos depois…A luta continua! Nenhum Direito a Menos” para debater a conjuntura econômica e política do País e discutir nacionalmente e internacionalmente os rumos da luta em defesa dos trabalhadores. A atividade relembra os 100 anos da primeira Greve Geral no Brasil.
Participam mais de 700 delegados de todas as regiões, movimentos sociais do campo e da cidade, da Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo, e uma comitiva de cerca de 100 sindicalistas da Europa, Estados Unidos e América Latina.
Com início na segunda-feira, dia 28, data em que a Central Única dos Trabalhadores completa 34 anos, o Congresso, que segue até a quinta-feira, 31, irá traçar estratégias para o combate às medidas contrárias aos interesses da classe trabalhadora adotadas pelo governo Temer, como as já aprovadas Lei de Terceirização e a reforma Trabalhista, além da proposta de reforma da Previdência.
A primeira mesa de debate, no dia 28, contará com o embaixador Samuel Pinheiro e o presidente da Confederação Sindical Internacional, João Felício, discutindo a conjuntura internacional: “A captura das democracias pelo capital”. Também na segunda-feira, João Pedro Stédile, integrante do MST, Guilherme Boulos, integrante do MTST, e o presidente da CUT, Vagner Freitas, debatem a conjuntura nacional.
No Congresso haverá também lançamento do livro: A Constituição como Simulacro, do jurista Luiz Moreira e o relançamento da campanha ‘Basta de Racismo na Vida e no Trabalho’.
A CUT realizou plenárias estaduais em todas as regiões do Brasil. Desses encontros surgiram sugestões e proposições de trabalhadores que serão agregadas para contribuir com as resoluções do Congresso Extraordinário.
Aplicativo
A Secretaria de Comunicação da CUT disponibilizou um aplicativo, nas versões Android e IOS, para celulares com as informações do Congresso e materiais exclusivos aos delegados.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente no Google Play ou AppStore.
Da Redação.