Congresso vai ampliar sindicato cidadão


Nesta quinta, aconteceram 10 plenárias para tirada de delegados. Fotos: Rossana Lana e Raquel Camargo

Com o objetivo de expandir ainda mais o conceito de sindicato cidadão, pela primeira vez os movimentos sociais e outros sindicatos terão voz e voto no Congresso dos Metalúrgicos do ABC. Eles se juntarão à categoria para definir os rumos e as ações do Sindicato nos próximos anos.

O sindicato cidadão foi criado há duas décadas para mostrar que a nossa atuação não pode ficar apenas no chão de fábrica e deve se estender na vida do trabalhador, fora do ambiente de trabalho, ocupando o social que o cerca.

“Entre outras entidades, já fizemos contatos com associações de bairros, de economia solidária, de cultura, sindicais para que se organizem e escolham delegados”, disse Nelsi Rodrigues, o Morcegão, diretor-executivo do Sindicato.

Essas entidades terão o direito de inscrever os delegados do Congresso entre 18 a 23 de outubro, logo após a escolha dos delegados da categoria.

Após a inscrição, eles poderão participar de até três plenárias temáticas (de 25 de outubro a 11 de novembro), onde poderão propor e votar ações relacionadas a cada tema. O que for debatido nessas plenárias será levado para as plenárias finais, de 17 a 19 de novembro, no Pavilhão Vera Cruz.

“Esperamos propostas que organizem as ações do Sindicato a partir do olhar de toda a sociedade, como, por exemplo, discutir o meio ambiente nas fábricas”, explicou Morcegão.


Calendário de plenárias de tirada de delegados

Da Redação