“Congresso vai definir diretrizes e orientar as ações da diretoria”, diz Wagnão
Os metalúrgicos do ABC estarão hoje, às 18h, na Sede, para Assembleia Geral que instala o 8º Congresso da categoria, que será realizado de 14 a 16 de maio, na Sede, em São Bernardo.
O credenciamento acontece a partir das 15h, no 2º andar, na Sede.
Em entrevista à Tribuna, o secretário-geral do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão (foto), confirma que é no congresso que os trabalhadores estabelecem as diretrizes do mandato da atual direção e orientam as ações do Sindicato.
“Este é um processo que se inicia hoje, seguido nas próximas semanas por plenárias de indicação de delegados até o dia 3 de maio”, afirmou o dirigente. Confira entrevista abaixo.
Tribuna Metalúrgica – Qual a finalidade do Congresso dos Metalúrgicos do ABC?
Wagnão – Esta é a oitava edição e cada mandato eleito deve realizar um congresso com a participação da categoria, como está previsto no estatuto do Sindicato. O Congresso delibera e dá as linhas gerais dos encaminhamentos que a direção do Sindicato deve tomar em relação aos vários temas de interesse dos trabalhadores.
TM – Quais os temas debatidos?
Wagnão – Na pauta estão temas como saúde e segurança, salários, participação dos trabalhadores na vida política do País. Temas de interesse que podem ser imediatos como, por exemplo, a questão da Renovação da Frota de Caminhões; o novo Regime Automotivo, o Inovar-Auto; o Programa de Proteção ao Emprego, o PPE; além de temas permanentes na vida do Sindicato, como salário, emprego e condições de trabalho.
TM – Como a categoria participa do Congresso?
Wagnão – O objetivo é ter cerca de 800 trabalhadores participando das atividades como delegados eleitos em plenárias, realizadas nas fábricas ou por regionais. Cada delegado, para ser eleito, tem que ter o voto de, pelo menos, três companheiros sindicalizados em uma plenária de indicação de delegados. Este também é o momento em que aprofundamos debates de interesse da categoria, com a participação de palestrantes para esclarecer sobre temas diversos.
TM – E qual será o tema deste 8º Congresso?
Wagnão – Democracia e Participação. Democracia por ser um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. E Participação porque envolve a possibilidade de influenciar de forma efetiva as políticas locais, regionais, nacionais e internacionais. Esta participação pode ser também nas estruturas sindicais, atividades e no trabalho partidário, em grupos organizados e em manifestações orientadas a exercer influência na pauta dos atores políticos e institucionais dos governos.
TM – O que acontece nos dias do Congresso?
Wagnão – Estes delegados discutirão as teses que a diretoria construiu junto à categoria, definirão se são corretas ou se adicionarão emendas. Os delegados têm esta autonomia. Vale lembrar que o Congresso e a Assembleia Geral são os dois instrumentos de deliberação dos metalúrgicos do ABC. Não existe nada mais forte que estes dois momentos para deliberação das atividades do Sindicato. Este é o poder soberano da categoria. É o exercício pleno da democracia sindical.
TM – Mas qual é a diferença entre Assembleia Geral e Congresso?
Wagnão – A Assembleia é para discutir uma questão pontual, como uma resolução de uma negociação ou a deliberação sobre uma greve, por exemplo. Já o Congresso tem um caráter político, avalia o tempo de mandato, que é de três anos, e estabelece tarefas para esta direção durante este período.
TM – Como é definido o número de delegados por fábricas?
Wagnão – A Assembleia define como será determinado o número de delegados nas plenárias. Quanto maior o número de trabalhadores participando destas plenárias, maior será o número de delegados eleitos. Por isso, é muito importante a participação de todos os companheiros hoje, às 18h, na Sede. Os trabalhadores de cada fábrica vão delegar para um companheiro do seu local de trabalho a responsabilidade de discutir os rumos da categoria. Então, é fundamental que a categoria participe e escolha bem seus representantes.
Da Redação