Congressos da FEM e CNM

Assembléia hoje escolhe delegados. Tema é reforma sindical

Assembléia hoje, às 18h30, na Sede do Sindicato vai escolher os delegados que representarão os metalúrgicos do ABC nos congressos da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM) e da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM) da CUT.

O congresso da Federação será realizado entre 14 e 16 de maio e o da CNM de 2 a 4 de julho, ambos em São Paulo.

O presidente da FEM, Adi dos Santos Lima (foto), considera como históricos os dois congressos. “Eles serão o ponto de partida para a transição do velho para o novo modelo de organização sindical no Brasil”, afirmou Adi, lembrando que o tema central deles é a reforma sindical. Para ele, a proposta de reforma vai estabelecer negociações coletivas nacionais e regionais, o que fortalece o papel da Federação e da Confederação.

Os dois congressos também irão decidir, por exemplo, como os sindicatos implementarão o sistema de organização no local de trabalho e como pode se preparar para viver sem o imposto sindical. “Vamos também nos preparar para pressionar o Congresso Nacional a votar a proposta de reforma sem alterações, pois já existe pressão por parte do empresariado e de sindicalistas que querem manter tudo do jeito que está”, disse Adi.