Conheça a marca chinesa de carros elétricos que a Stellantis lançará no Brasil
Uma nova marca de carros elétricos apadrinhada pela Stellantis teve sua estreia confirmada no Brasil para 2025. A Leapmotor vai iniciar a venda de seus veículos por aqui a partir do ano que vem. Apesar da proximidade da estreia, a maioria dos brasileiros nunca ouviu falar da fabricante chinesa, que chegará ao país com a missão de enfrentar as conterrâneas BYD e GWM.
A Leapmotor foi fundada em 2015 em Hangzhou, na província chinesa de Zhejiang, e lançou seu primeiro carro elétrico quatro anos depois. Seu fundador é Zhu Jiangming, engenheiro elétrico com mais de 30 anos de experiência técnica. Em 2023, a empresa foi apontada como uma das startups de carros elétricos mais promissoras de seu país natal. Até então quase desconhecida fora da China, a empresa ganhou os holofotes no final do ano passado, quando a Stellantis desembolsou 1,5 bilhão de euros por 21% das ações da Leapmotor.
O acordo também contemplou a criação da Leapmotor International, que teria os direitos exclusivos de exportação, vendas e produção dos produtos da marca em diversos mercados. O comando das operações é de Tianshu Xin, CEO da empresa e ex-executivo da Stellantis na China. Pelo planejamento realizado pelas empresas, a Leapmotor estrearia inicialmente em vários mercados da Europa, como França, Itália, Alemanha e Portugal.
A promessa da Stellantis é que, até o final do ano, a marca contará com 200 pontos de venda espalhados pelo continente. Em um segundo momento, a companhia estreia nas regiões da Índia e Ásia Pacífico, Oriente Médio e África e América do Sul a partir do último trimestre de 2024. Além do Brasil, a Leapmotor também iniciará suas atividades no Chile no ano que vem. A Stellantis ainda não revelou se a nova marca terá uma rede própria de concessionárias, como acontece com Jeep, Peugeot e Citroën.
Do Automotive Business