Conheça o primeiro carro solar produzido em massa

A Aptera Motors vai iniciar a produção do seu carro solar em larga escala com auxílio de um grupo financeiro

A startup Aptera Motors buscou financiamento privado nos EUA para conseguir iniciar a produção em larga escala do primeiro carro solar. Segundo o Electrek, a empresa firmou um acordo com o grupo financeiro privado US Capital para finalmente tirar o projeto do papel. O carro solar da Aptera possui três rodas e um design não muito comum. Steve Fambro, co-fundador da Aptera, diz que o modelo funciona “como um veículo elétrico normal”, com a diferença que carrega “o tempo todo” usando luz solar.

O executivo acrescenta que a aerodinâmica e os materiais leves que compõem o veículo também ajudam a maximizar sua eficiência energética. Totalmente carregado e na versão com mais bateria, o alcance do veículo é de impressionantes 1.600 km, mostrando que a ideia de combinar um design supereficiente com energia solar pode funcionar muito bem. O comprador pode escolher entre quatro opções de autonomia: 400 km, 640 km, 965 km e a topo de linha, com 1.609 km. O sistema de células solares também é customizável.

A opção mais básica cobre o teto e o painel no interior do carro. São oferecidos como opcionais a adição de painéis extras no capô, e na parte traseira. A Aptera é uma das várias startups que tentam deslanchar no concorrido segmento de carros elétricos, com o diferencial de também utilizar energia solar nos veículos. No entanto, encontrar fundos para iniciar a produção não foi um trabalho fácil.

A empresa conseguiu levantar US$ 100 milhões nos últimos três anos com campanha de crowdfunding, que será encerrada em junho deste ano. Em 2023, também iniciou um Programa Acelerador. Clientes com reservas poderiam injetar US$ 10 mil na empresa para receber uma versão exclusiva veículo primeiro que os demais. Em fevereiro de 2024, ficou claro que a estratégia não seria suficiente.

Do Olhar Digital