Conhecendo as hepatites
A hepatite é uma doença viral, que pode ser causada por vários tipos diferentes de vírus. Os vírus A, B e C são mais comuns, já os vírus D e E são mais raros.
Tipo A é mais benigno
A hepatite por vírus A é a mais comum e também a que é mais benigna. Normalmente, o contágio se dá pela falta de saneamento básico, tratamento do esgoto, da água e do lixo. A contaminação da água e dos alimentos é a principal responsável pela transmissão.
Em geral, os sintomas são passageiros e quase sempre não é feito o diagnóstico, a não ser quando ocorre o amarelamento da pele e dos olhos, chamado de icterícia.
Mesmo sem tratamento, a doença em geral desaparece em poucas semanas apenas com repouso e a cura é completa e definitiva.
Hepatite tipo B
É uma forma de hepatite onde o vírus tipo B é transmitido pelo sangue e pela via sexual. Acomete mais os profissionais da saúde e atividades afins e os usuários de drogas injetáveis que compartilham seringas e agulhas.
A transmissão sexual se dá pela relação sem a proteção da camisinha. Existe vacinação para os grupos de risco.
Apenas 30% dos infectados apresentam icterícia e cerca de 5% a 10% dos casos se tornam crônicos.
Hepatite C
O vírus HCV é o responsável por essa forma de hepatite que cronifica em cerca de 85% das pessoas contaminadas.
A doença pode permanecer ativa e sem sintomas por vários anos. Normalmente é diagnosticada por acaso e quando descoberta tardiamente pode causar sérios danos ao fígado e até mesmo a morte.
Qualquer um pode pegar
As pessoas podem pegar hepatite de qualquer dos tipos e até de todos os tipos, mas uma hepatite tipo A não vira hepatite B ou C. São vírus diferentes que não se transformam um no outro.
Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente