Conhecimento é o melhor aliado na prevenção de acidentes
Esta semana, em atenção ao Dia Mundial em Memórias às Vítimas de Acidente de Trabalho, 28 de abril, a Tribuna publica uma série de matérias sobre a importância do trabalho do cipeiro, regulamentação e números que evidenciam a necessidade da atenção constante à saúde do trabalhador.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, CIPA, é determinada pela Norma Regulamentadora 5, a NR5, e as regras para estabelecimento da Comissão variam de acordo com o ramo de atividade da empresa, periculosidade e o número de trabalhadores contratados.
O diretor executivo, responsável pelo Departamento de Saúde do Sindicato, Carlos Caramelo, lembra que o trabalhador precisa conhecer bem todo o processo de produção e que o cipeiro deve ir além.
“O cipeiro precisa saber ainda mais, tem que mapear todas as condições. Com essas informações, esses dados reais, é possível desenvolver projetos e fazer o debate público”.
“A pressão da empresa sobre o trabalhador pode fazer com que ele não saiba se proteger e seja levado a utilizar equipamentos inadequados. Quanto mais nos apropriarmos dessas informações, mais conseguiremos contrapor aquilo que é agressivo no ambiente de trabalho”, finalizou.
Da redação