Conjunto ao lado da Ford: Lei pode ser contestada
A nova legislação de zoneamento de São Bernardo poderá ser contestada judicialmente porque fere lei estadual sobre áreas industriais.
“Essa lei da Prefeitura permite qualquer tipo de construção em qualquer lugar”, explica o arquiteto José Roberto Pereira Antunes, assessor de habitação da Assembléia Legislativa.
Segundo ele, a lei estadual 9999/98 define quais são as Zonas de Uso Predominantemente Industrial (ZUPI). Só que o novo zoneamento de São Bernardo vai contra a legislação estadual, porque permite que condomínios residenciais sejam construídos em áreas de uso industrial e vice-versa.
Semana passada a Câmara de São Bernardo aprovou lei da Prefeitura mudando o zoneamento. Da maneira que foi aprovada, a lei desequilibra a atividade industrial na cidade, ameaça o emprego e a qualidade de vida da população.
Esse é o problema que afeta a Ford e os moradores dos conjuntos residenciais San Genaro e San Giacomo, construídos irregularmente ao lado da montadora. Os moradores enfrentam problemas de ruído e vibração e entraram com ação judicial que ameaça a atividade da estamparia na Ford e os planos de investimentos em novos produtos que a fábrica negocia com o Sindicato.
Trabalhadores fazem ato hoje
Os trabalhadores na Ford fazem manifestação hoje em defesa do emprego e dos moradores dos conjuntos residenciais. A idéia é chamar a atenção da opinião pública para o problema.
Junto a isso, o Sindicato quer audiências com membros do MP e da Justiça Cível de São Bernardo para discutir o assunto e tentar uma solução que preserve o patrimônio dos moradores e o emprego dos metalúrgicos.