Conquistada também na Autometal
Desde a última sexta-feira, os trabalhadores na Autometal, em Diadema, não pagam mais tarifas em suas contas no Unibanco, pelo qual recebem os salários. Com eles, chega a 40 mil o número de metalúrgicos do ABC que conquistou a tarifa zero.
Adelmo Gonçalves, do Comitê Sindical, conta que as conversas com a empresa sobre o fim da cobrança começaram em novembro passado. De lá para cá os companheiros pressionaram com um abaixo-assinado e até ameaçaram pedir a troca de banco.
O Unibanco acabou cedendo diante do movimento que empolgou toda a fábrica. O resultado agradou bastante os companheiros, pois foi fechado um acordo nos moldes do conquistado pelo pessoal na Kostal nestes dias e nas montadoras.
Adelmo lembra que era um absurdo o lucro extra conseguido pelo Unibanco na Autometal com as tarifas. Os cerca de 900 metalúrgicos que trabalham na autopeças em Diadema pagavam até R$ 16,00 de tarifas ao mês. “O banco tinha plano para tudo”, lembra o coordenador do CSE. “Eram milhares de reais por mês”, afirma.
Ele acredita que esta conquista vai incentivar o ânimo dos trabalhadores na luta por outras reivindicações, como a melhora da cesta básica e uma PLR justa.