Conselho da Executiva e Conselho Fiscal são eleitos com 97,07% dos votos válidos
A apuração dos votos do segundo turno das eleições dos Metalúrgicos do ABC foi na sexta-feira, dia 26, na Sede. Com 97,07% dos votos válidos, a Chapa 1 está eleita para o triênio 2020/2023. São 33 integrantes que compõem o Conselho da Executiva e o Conselho Fiscal do Sindicato. A posse será no dia 19 de julho.

O segundo turno, nos dias 24 e 25, foi por meio de votação eletrônica pela primeira vez devido à pandemia da Covid-19. A autoridade apuradora, Belmiro Aparecido Moreira, que é presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, proclamou eleita a direção dos Metalúrgicos do ABC.
“Acompanhamos o processo eleitoral desde o primeiro turno, quando foram eleitos no chão de fábrica 193 CSEs (Comitês Sindicais de Empresa) em 55 empresas. Este Sindicato tem em sua história a defesa da democracia e este é um momento em que trabalhadores, mais do que nunca, precisam defendê-la. É preciso enfrentar os desafios de manter direitos, indústrias e trabalho decente, e trazer de volta o Brasil democrático com participação popular e dos trabalhadores. Parabéns, metalúrgicos do ABC”, afirmou.
O presidente da Comissão Eleitoral, Wagner Luiz de Freitas, o Wagnão, avaliou como positivo todo o processo eleitoral.
“O processo alcançou êxito, com toda a facilidade e dinâmica para que os trabalhadores conseguissem votar da forma mais tranquila possível. Mesmo com a dificuldade de isolamento social e trabalhadores fora das fábricas, a participação foi muito boa, seguindo todos os protocolos de forma digital”, destacou.
O deputado estadual Teonilio Monteiro da Costa, o Barba (PT-SP), que foi diretor dos Metalúrgicos do ABC, acompanhou a apuração. “Mais uma vez o Sindicato mostrou a sua ousadia e criatividade, em um momento de crise da pandemia, para realizar o segundo turno das eleições e reforçar a necessidade de que os trabalhadores sempre precisam ter organização sindical para continuar defendendo os direitos e organizando a luta”, disse.
O secretário-geral dos Metalúrgicos do ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, agradeceu os votos dos companheiros e companheiras.
“Queremos agradecer e parabenizar cada um e cada uma que deu seu voto neste segundo turno, realizado pela primeira vez de maneira virtual para manter os protocolos de segurança e higiene. Parabéns, companheiro Wagnão, reeleito presidente, que vem conduzindo a categoria nos piores momentos da história do Brasil, com conflitos políticos, econômico, desemprego em alta e no meio de uma pandemia. Parabéns a toda diretoria”, ressaltou.
“A democracia não é só o ato de votar. Acreditamos na democracia participativa, no dia a dia, para discutir os rumos da categoria. Tamo junto e vamos construir neste Brasil um lugar melhor para todos”, chamou.