Consórcio Intermunicipal Grande ABC comemora Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres
Eventos que acontecerão em São Bernardo do Campo estão sendo organizados pelo Grupo de Trabalho de Gênero do Consórcio
O dia 25 de novembro ficou marcado na história pelo assassinato das irmãs Mirabal, a mando do ditador Trujillo, contra cujo governo na República Dominicana (1930-1961) elas haviam se rebelado.
As Nações Unidas (ONU) em 1999, instituiu então o 25 de novembro como Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres, como um marco da luta contra as diferentes formas de violência exercidas sobre às mulheres e uma homenagem as irmãs Mirabal,
Em São Bernardo, a preocupação do Governo da Inclusão com o Enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres tem sido tema constante nas diversas ações e na implementação das políticas para as mulheres.
O Município realizará um curso de capacitação profissional na área de construção civil para mulheres que estão ou estiveram em situação de violência ou em vulnerabilidade sócio/econômica. Este curso, que é um convênio com a SEPM, possibilitará a autonomia financeira das beneficiadas deste projeto.
Outra ação importante para o enfrentamento à violência foi o investimento no fortalecimento da equipe do Serviço de Atenção à Mulher em Situação de Violência e a realização de atividades de sensibilização e divulgação dos serviços existentes no município.
O município atua também regionalmente no enfrentamento à violência por meio da participação no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, na Coordenação do GT de Gênero que este ano já realizou várias atividades para a implantação e a aplicação da Lei Maria da Penha e outras ações na região, com especial atenção a Casa Abrigo Regional.
Na sequência destas ações de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, acontecerão duas grandes atividades relativas ao Dia Internacional de Combate à violência: no dia 25 em S.Bernardo, um evento de sensibilização sobre o atendimento a mulher em situação de violência e a importância de constituir uma rede municipal com os diferentes setores que podem identificar e acolher as situações de violência, facilitando a identificação e eficiência nos encaminhamentos. Este evento terá como foco principal as/os Agentes Comunitários de Saúde mas também será aberto à participação do público em geral.
No dia 26 estaremos nos somando à atividade regional, como integrante do Grupo Temático de Gênero do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que será um Painel reunindo autoridades do Judiciário local e do Tribunal de Justiça Estadual, para refletir sobre a assessoria jurídica para a mulher em situação de violência e a importância de instalar no ABC um Juizado de Violência Doméstica e Familiar.
Do Consorcio Municipal do Grande ABC