Consórcio Intermunicipal Grande ABC e Fundação Abrinq formalizam parceria

Prefeitos dos sete municípios da Região oficializam adesão coletiva ao Programa Prefeito Amigo da Criança

O Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) lançado pela Fundação Abrinq em 1996, a fim de contribuir com os gestores municipais para a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes e demais mecanismos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, está entrando em sua 4º versão, gestão 2009-2012. É a primeira vez, porém, que a adesão ao programa será feita de forma coletiva pelos sete prefeitos da região, por meio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

A solenidade de assinatura será no dia 04 de maio, no auditório do Consórcio Intermunicipal, após a 177ª reunião do Conselho de Municípios, presidida pelo prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior.

O convite para a adesão coletiva dos prefeitos partiu do representante da Fundação Abrinq, Domiciano Souza, em reunião na sede do Consórcio, no último dia 13 março, com o Grupo Temático Criança Prioridade 1, coordenado pelo presidente da Fundação Criança de São Bernardo, Ariel de Castro Alves.

A formalização da parceria possibilitará mapeamento a respeito das ações empreendidas pelos municípios em consonância com os princípios do Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente, ferramenta importante de avaliação e monitoramento das ações desenvolvidas de atenção à criança e ao adolescente. O processo será acompanhado por uma comissão regional, a ser formada.

A Fundação Abrinq atua há 18 anos na promoção e defesa dos direitos e o exercício de cidadania de crianças e adolescentes brasileiros. E articula e mobiliza poder público, fóruns, conselhos de direitos, agências nacionais e internacionais, organizações da sociedade civil, empresas, pessoas físicas, profissionais voluntários e mídia.

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC também com 18 anos de atuação, procura somar ações junto aos poderes municipais, para o fortalecimento das gestões públicas, que constituem as estruturas dos governos municipais, visando a busca de soluções, de forma coordenada e planejada, objetivando a melhora das condições de vida na região do Grande ABC.

Da Fundação Criança