Consultas bancárias em tablets e celulares crescem 334,7% em 2012
O Banco Central (BC) divulgou hoje os dados estatísticos de 2012 sobre pagamentos de varejo e canais de atendimento. Entre os canais, chama atenção a disparada no atendimento por dispositivos móveis (celulares e tablets) que cresceu 334,7% sobre 2011, sendo que as consultas de saldo e extrato representaram 54,7% do total de operações nesse canal. Já a internet respondeu por 37,4% das operações realizadas, crescimento de 8,6% sobre 2012.
Já o atendimento em agências e postos, diz o relatório do BC, não evoluiu em relação ao ano anterior, assim como o número de atendimentos realizados nos terminais de autoatendimento (ATM).
Nesse período, também não houve alteração significativa na quantidade de pontos de atendimento nas redes de autoatendimento, que apontaram crescimento inferior a 1%. A quantidade de terminais adicionados às redes em 2012 foi praticamente idêntica à quantidade de terminais retirados de operação em 2011.
Sobre os meios de pagamento, no segmento de cartões de crédito, o relatório aponta que foram realizadas 4,5 bilhões de transações, o que representa crescimento de 16,6% sobre o ano anterior. A bandeira Visa fez 50,5% das transações, enquanto 41,7% ficaram com a MasterCard.
No segmento de débito, a quantidade de transações foi de 4,1 bilhões no período, 17,7% maior do que em 2011. A bandeira Visa Electron representou 54% do total, enquanto que a bandeira Maestro 42,7%.
Seguindo tendência que já não é novidade, o uso do cheque apontou queda de 9,5% na passagem de 2011 para 2012, mas o valor das transações por esse meio de pagamento subiu 2,1% de um ano para o outro.
O BC também aponta que as quantidades de operações de débito direto e de transferência de crédito aumentaram 5,4% e 6,7%, respectivamente, enquanto os valores aumentaram em 33,3% e 19,3%, respectivamente.
Do Valor Econômico