Consumidor brasileiro participa pouco do debate sobre transição energética

Estudo da LLYC aponta que empresas têm dificuldades de comunicar temas complexos como descarbonização

O assunto transição energética parece estar no centro do debate, com uma cobertura e visibilidade cada vez maiores. No entanto, uma ampla pesquisa realizada pela Llorente Y Cuenca (LLYC) concluiu que a sociedade como um todo ainda tem baixa participação nesse tema. A consultoria espanhola com presença global realizou um estudo abrangente, onde analisou 2,2 milhões de menções sobre o tema transição energética no Twitter e LinkedIn nos últimos 35 meses que foi publicado pelo portal EPBR.

Segundo o resultado da pesquisa, as empresas que atuam no segmento se esforçam para comunicar a transição energética e as mudanças decorrentes dela, mas têm encontrado dificuldades para estabelecer diálogo com uma parte mais ampla da sociedade. Outro ponto que chamou a atenção no estudo foi a politização do tema e um diálogo polarizado. O estudo da LLYC também constatou que há pouca informação nas redes sociais sobre a transição energética.

A descarbonização foi o principal tema abordado pelas empresas, uma pauta que é considerada complexa. Nesse campo, os assuntos mais abordados foram “emergência climática” e “fim dos combustíveis fósseis”. A pesquisa trouxe ainda outros dados importantes: a mídia é o principal meio de informação sobre a transição energética, seguido por personalidades famosas, influenciadores e políticos, nessa ordem. 

Do lado das empresas, a LYCC concluiu que os grandes grupos pautam discussões sobre a transição nas redes sociais, mas ao mesmo tempo se retroalimentam sobre os mesmos assuntos, gerando pouco diálogo com a sociedade. Relevante, esta pesquisa mostra que as empresas e a mídia no Brasil ainda precisam melhorar e ampliar o alcance da comunicação sobre a transição energética e temas relacionados, como a mobilidade elétrica, energia limpa, veículos elétricos, hidrogênio verde, entre muitos outros.

Da EPBR