Consumidor pretende gastar mais neste Natal, diz FGV

A Sondagem do Consumidor especial de Natal mostra um indicador de 79,8 pontos, acima dos 64,5 pontos observados no ano passado

O consumidor brasileiro pretende gastar mais com as compras de Natal este ano, na comparação com o ano passado, segundo levantamento da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

A Sondagem do Consumidor especial de Natal mostra um indicador de 79,8 pontos, acima dos 64,5 pontos observados no ano passado, mas ainda em patamar inferior ao de 2007, quando atingiu 89,2 pontos.

A maior parte dos consumidores (51,8%) pretendem gastar a mesma coisa que no ano passado. Em 2008, 45,9% dos entrevistados tinham essa expectativa.

Já outros 14% pretendem gastar mais. No ano passado, apenas 9,3% apresentavam intenção semelhante.

Caiu a parcela dos consumidores que querem consumir menos. Este ano, 34,2% dos consultados disseram que vão gastar menos. Em 2008, 44,8% dos entrevistados pretendiam economizar no Natal.

A pesquisa mostra que o consumidor de menor renda está mais reticente neste Natal. O indicador de compras de Natal para as famílias com renda de até R$ 2.100 chegou a 61,3 pontos, ante 59,8 pontos em 2008. A proporção de consumidores desta classe que pretendem gastar mais caiu de 11,5% para 9,5%.

Nas demais classes de renda, verificou-se expectativa melhor em relação às compras de Natal, com perspectiva inferior apenas ao ano de 2007.

Segundo a FGV, há indicação de que os consumidores de menor renda podem ter antecipado gastos ao longo do ano, diante da redução de preços de alguns produtos que tiveram desoneração fiscal.

O consumidor projeta um preço médio semelhante do presente de Natal, informou a FGV. A maior parte (46%) quer comprar itens de vestuário e calçados. Em seguida vem os brinquedos, com 18,6% das respostas, e eletrodomésticos e eletroeletrônicos, com 9,1%.

Da Folha Online