Consumo de energia por veículos elétricos cresce 20 vezes no Brasil
Segundo a EPE, eletrificação do transporte rodoviário já muda o perfil do consumo e da matriz energética
O avanço da frota de veículos elétricos no Brasil começa a alterar de forma significativa o perfil de consumo de energia no país. De acordo com o Balanço Energético Nacional (BEN) 2025, publicado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME), o consumo de eletricidade no transporte rodoviário cresceu de 14 gigawatt-hora (GWh) em 2020 para 309 GWh em 2024, um salto de mais de 20 vezes em apenas quatro anos.
Segundo o relatório, o número de veículos eletrificados plug-in (aqueles que vão na tomada) licenciados no país passou de cerca de 1,9 mil unidades em 2020 para mais de 215 mil em 2024, acompanhando o aumento da oferta de modelos e a expansão da infraestrutura de recarga. Os automóveis respondem por mais de 90% dessa frota, seguidos por comerciais leves, ônibus e caminhões.
Esta é a primeira edição do Balanço Energético Nacional a contabilizar oficialmente o consumo de eletricidade no transporte rodoviário dentro da matriz energética brasileira. Segundo a EPE, o aumento expressivo está “vinculado principalmente ao crescimento do número de modelos eletrificados disponíveis no mercado, à redução de preços e ao aumento da autonomia desses veículos”
A novidade reflete o avanço da mobilidade elétrica no país, que passa a ter um peso mensurável dentro do sistema energético nacional. Em termos percentuais, o consumo de energia dos transportes como um todo cresceu 2,7% em 2024, e a renovabilidade do setor atingiu 25,7%, impulsionada pelo aumento do uso de biodiesel (+19,3%) e etanol hidratado (+30,1%). Para a EPE, a eletrificação do transporte rodoviário já se configura como um novo vetor da transição energética brasileira, ao lado da expansão das fontes renováveis.
Do InsideEVs