Contracs lança campanha sobre regulamentação da profissão do comerciário

A profissão de comerciário é uma das mais antigas no mundo, mas que ainda hoje não existe nenhuma regulamentação sobre isso

Na manhã desta quinta-feira (6), a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs) lançou sua campanha pela regulamentação do trabalhador do comércio.

A diretoria da Contracs subiu ao palco para defender os dois projetos de lei – PLS 115/07 e PLS 152/07 – que tramitam em conjunto na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Lucilene Binsfeld, presidente da Contracs, lembrou que a profissão de comerciário é uma das mais antigas no mundo, mas que ainda hoje não existe nenhuma regulamentação sobre isso. Ela pediu ainda que outros ramos e setores apóiem esta causa da mesma forma que a Contracs apóia questões específicas de outros ramos da CUT.

Já Lourival José Oliveira Lopes, secretário de Políticas Sociais da Contracs, ressaltou que, no Brasil, os comerciários já são mais de seis milhões de comerciários. Ele destacou que a regulamentação deverá reduzir a jornada de trabalho, criar novas vagas de emprego, remunerar em 100% a hora extra, estabelecer um piso nacional, além de unificar a data-base da categoria.

Da CUT