Contrariando tendência, Sanches Blanes demite e trabalhadores protestam
Um dia depois de a Fiesp anunciar que o primeiro trimestre do ano foi o melhor para o emprego dos últimos seis anos, e do IBGE anunciar novo crescimento industrial, a Sanches Blanes demite seis companheiros.
>> Protesto pára produção contra demissões
Os companheiros na Sanches Blanes, fábrica de máquinas de Ribeirão Pires, fizeram um protesto ontem parando a produção por uma hora contra seis demissões. A bronca do pessoal é também quanto à demora da empresa em assinar o acordo que possibilita empréstimo com desconto em folha.
Dois dos demitidos têm estabilidade por estarem em vias de aposentadoria, conforme assegura nossa convenção coletiva. No protesto, os 50 trabalhadores pediram a reversão das demissões porque acreditam que a fábrica pode adotar mecanismos que compensem a queda de produção, conforme ela alega, sem a necessidade de corte de pessoal.
“São estranhas as demissões quando o quadro econômico começa a melhorar”, disse José Roberto Vicária, o Jacaré, diretor do Sindicato. Ele lembrou o anúncio feito pela Fiesp na terça-feira, de que o primeiro trimestre deste ano foi o melhor dos últimos seis anos para o emprego e produção. “As demissões vão na contramão dessa tendência”, afirmou Jacaré.
A empresa se comprometeu a dar uma resposta ao Sindicato hoje. Enquanto isso, prossegue o estado de mobilização.