Convênio garante funcionamento da ABEA em São Bernardo
Fotos: Edu Guimarães
A Associação Brasileira de Emprego Apoiado, ABEA, tem novo parceiro que garantirá a continuidade dos trabalhos na sede, localizada ao lado do Sindicato, cedida pelos Metalúrgicos do ABC em 2016.
Em visita à Espanha, em outubro passado, para uma conversa sobre qualificação profissional, os representantes dos Metalúrgicos do ABC conheceram melhor os projetos desenvolvidos pela empresa de logística Sesé, que atua no Brasil, inclusive na Volks e na Scania, com projetos voltados a trabalhadores com deficiência.
“Durante a conversa, apresentamos a ABEA e a possibilidade de uma parceria, eles se interessaram pela proposta e firmamos o convênio”, contou o secretário de Formação da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho.
No último dia 16 de abril, na Sede, foi assinado um termo de cooperação entre as entidades, que possibilitou a abertura da Associação ao público na segunda, dia 7.
Para tanto, a fisioterapeuta Juliana Regina Hoffmann da Silva foi contratada como técnica do emprego apoiado, mantida pela Sesé. “Agora vamos começar a fazer projetos e o mapeamento nas fábricas para saber se cumprem as cotas, entre outras obrigações. Ainda não contávamos com uma profissional para fazer esse trabalho”, explicou o coordenador da Comissão de Metalúrgicos do ABC com Deficiência, Sebastião Ismael de Sousa, o Cabelo.
“Para nós não adianta a empresa pagar multa, a multa não gera emprego. Lutamos é para que as pessoas com deficiência sejam contratadas, inseridas no mercado de trabalho, esse é o nosso objetivo”, concluiu Cabelo.
Da Redação.