Convênio garante funcionamento da ABEA em São Bernardo

Fotos: Edu Guimarães

A Associação Brasileira de Emprego Apoiado, ABEA, tem novo parceiro que ga­rantirá a continuidade dos trabalhos na sede, localizada ao lado do Sindicato, cedida pelos Metalúrgicos do ABC em 2016.

Em visita à Espanha, em outubro passado, para uma conversa sobre qualificação profissional, os represen­tantes dos Metalúrgicos do ABC conheceram melhor os projetos desenvolvidos pela empresa de logística Sesé, que atua no Brasil, inclusive na Volks e na Scania, com pro­jetos voltados a trabalhadores com deficiência.

“Durante a conversa, apre­sentamos a ABEA e a pos­sibilidade de uma parceria, eles se interessaram pela proposta e firmamos o con­vênio”, contou o secretário de Formação da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho.

No último dia 16 de abril, na Sede, foi assinado um termo de cooperação entre as entidades, que possibilitou a abertura da Associação ao público na segunda, dia 7.

Para tanto, a fisioterapeuta Juliana Regina Hoffmann da Silva foi contratada como técnica do emprego apoiado, mantida pela Sesé. “Agora va­mos começar a fazer projetos e o mapeamento nas fábricas para saber se cumprem as cotas, entre outras obriga­ções. Ainda não contávamos com uma profissional para fazer esse trabalho”, explicou o coordenador da Comissão de Metalúrgicos do ABC com Deficiência, Sebastião Ismael de Sousa, o Cabelo.

“Para nós não adianta a empresa pagar multa, a multa não gera emprego. Lutamos é para que as pessoas com deficiência sejam contrata­das, inseridas no mercado de trabalho, esse é o nosso objetivo”, concluiu Cabelo.

Da Redação.