Cooperativas: Unisol e espanhóis selam parceria
Uma das mais importantes ONGs ligadas ao cooperativismo na Espanha, a Associação de Cooperação com o Sul (Acsur), assumiu de fato sua parceria com a Unisol (entidade que representa as cooperativas de produção apoiadas pelo Sindicato) em todos os projetos que participar no Brasil.
A decisão foi tomada durante o seminário internacional Cooperação para o desenvolvimento de uma autêntica economia social e solidária, realizado na última terça-feira no Centro de Formação Celso Daniel do Sindicato.
Participaram, entre outros, Salvador Goya e Gabriel Abascal, relações internacionais e diretor da Acsur; o presidente da Fesalc (entidade que desenvolve na Espanha basicamente o mesmo trabalho que a Unisol no Brasil), Armand Vilaplana; e o presidente da Unisol, Cláudio Domingos da Silva.
A associação se dará dentro do conceito de economia social – compreendido como o empreendimento com objetivo social onde todos participantes obtém ganhos – e não através do conceito de economia solidária – que seria a união de uma parte mais forte com quem tem menos.
Por isso, todos os projetos que fizerem juntos terá que ter competência para dar conta do mercado, possuir qualidade, tecnologia e custo.
“Começaremos com uma intensa troca de tecnologia para aprimorar o que fazemos e aprender o que eles já sabem em prol da economia social e solidária”, comentou Nilson Tadashi Oda, técnico da Subseção Dieese do Sindicato e assessor da Unisol.
Ouça o debate com Paul Singer sábado
O Tribuna no Ar deste sábado traz um resumo do debate com o secretário nacional de Economia Solidária Paul Singer. Ele esteve discutindo cooperativas com a categoria na última sexta-feira.
No programa, Singer conta como o sistema de cooperativas tornou-se uma forma de inclusão econômica e social e as políticas e ações que o governo federal está implantando para o setor.
Com mediação de Sérgio Nobre, coordenador da Regional Diadema do Sindicato, o programa vai ao ar neste sábado, ao meio-dia, pela Rádio ABC-AM 1570 KHz.