Cooperativismo: Uniforja faz primeira exportação

A Uniforja fechou seu primeiro contrato de exportação com a venda de 150 toneladas de flanges de aço de 24 polegadas, produto para tubulações de empresas petrolíferas e petroquímicas.

O contrato de exportações foi fechado com a distribuidora de conexões, acessórios e tubulações americana Silbo no valor de US$ 120 mil.

O presidente da Uniforja, José Domingos, disse que essa primeira exportação significa a retomada do mercado internacional, que teve clientes como Shell, Petróleo da Venezuela S/A e Exxon.

Ele lembrou que os Estados Unidos são o principal mercado consumidor do produto. “Queremos retomar o patamar dos 2 milhões de dólares que a antiga Conforja tinha no exterior”, avisou José Domingos.

Aqui no Brasil, a Uniforja detém 70% do mercado de flanges e vende também anéis laminados, forjados especiais para o setor auto-motivo, onde tem clientes como a ZF, Caterpillar e Eaton.

A Uniforja é a união de quatro cooperativas de produção que assumiram as operações da antiga Conforja. Elas têm 231 cooperados e 230 funcionários contratados com todos os direitos garantidos pela CLT. Depois de 3 anos, esses trabalhadores decidem se querem se associar à cooperativa. Em maio, os cooperados compraram a massa falida da antiga empresa, em cerimônia acompanha pelo presidente Lula.