Coopergatos na Dalver: Trabalhadores querem carteira assinada

Assembléia de trabalhadores em frente a Dalver, em São Ber-nardo, decidiu iniciar mobilização pelo fim das duas coopergatos que lá existem.

As denúncias apontam que 180 dos 300 trabalhadores estão na empresa intermediados por duas cooperativas fraudulentas, a Coman e a Coopercil.

Além disso, existem outras ilegalidades. A empresa atrasa pagamentos e transfere o pessoal para outras unidades, inclusive cipeiros.

Na quinta-feira passada, um acidente mutilou a mão de trabalhador na coopergato, que não terá qualquer benefício ou seguro do INSS.

Durante a assembléia, os trabalhadores foram informados que o Sindicato deu prazo até amanhã para a empresa regularizar a situação. Depois disso vai entrar com ação judicial junto ao Ministério Público.

O diretor do Sindicato José Paulo Nogueira lembrou que essas cooperativas de mão-de-obra são fraudulentas e só existem para eliminar direitos e benefícios dos trabalhadores.

Zé Paulo comentou que o Sindicato tem uma campanha permanente contra cooperativas fraudulentas “Agora chegou a vez da Dauver. Os trabalhadores devem manter uma mobilização constante junto com o Sindicato, que esse é o caminho mais curto para acertar o problema”, avisou ele.

O Sindicato prossegue com a campanha pela carteira assinada. Ela consiste na denúncia das empresas que contratam mas não registram a carteira profissional dos trabalhadores. Se esse for o seu problema, procure o Sindicato. E se você conhecer alguém que trabalha sem registro, peça para ligar no 4427-6162.