Coordenadores avaliam sucesso das assembleias virtuais e convocam categoria a votar
Desde a semana passada, o Sindicato adotou o modelo de votação virtual para assegurar, sem aglomerações, a participação dos trabalhadores no processo de apreciação dos acordos firmados com as empresas para garantia de isolamento, emprego e renda durante a pandemia do novo coronavírus.
“Em São Bernardo a participação dos trabalhadores, até o momento, foi muito expressiva, os acordos foram aprovados, e o que é mais importante, não houve nenhum problema com o site, as votações ocorreram de maneira tranquila. O nosso objetivo principal nesses acordos é o isolamento social por ser a melhor forma de preservar a saúde e a vida dos trabalhadores e seus familiares”, defendeu o coordenador de São Bernardo, Genildo Dias Pereira, o Gaúcho.
O coordenador da Regional Diadema, Claudionor Vieira do Nascimento, contou que representantes de diversas empresas estão procurando o Sindicato para fazer acordos, avaliou a nova experiência online como instrumento essencial e convocou a participação da companheirada.
“Entendemos que o isolamento é o caminho possível, cobramos consciência por parte dos empresários, mas para isso precisamos construir acordos que garantam emprego e renda. Tem empresário que ainda não se conscientizou da necessidade do isolamento. A economia reconstruiremos juntos depois, o mais importante agora é pensar na vida e na renda do trabalhador para que ele possa voltar a consumir e trabalhar quando a pandemia passar”.
“A participação da companheirada tem sido muito boa. Esta semana teremos novos acordos para votação e contamos com a participação de todos para que sejam feitas de forma democrática e soberana”, completou.
O coordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marco Paulo Lourenço, o Marquinhos, destacou que é preciso uma atenção redobrada tanto do pessoal na fábrica como dos CSEs. “Em momentos críticos como este, precisamos nos reinventar e essa foi uma boa solução. Ainda é uma ferramenta muito nova, então precisamos mobilizar o pessoal e garantir que a maioria tenha acesso. É preciso que os trabalhadores estejam atentos aos avisos dos representantes sobre quando haverá votação por meio do site”.