Copa do Mundo agrada brasileiros e Dilma avança nas pesquisas

A avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff cresceu dois pontos percentuais, chegando a 35%, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (3). Na última pesquisa, feita em 3 e 5 de junho, a quantidade de pessoas que consideravam a gestão da presidente boa ou ótima era de 33%.

Com essa alta, a aprovação volta ao patamar registrado em maio deste ano. Uma das possíveis causas dessa alta seria a alteração do humor geral dos brasileiros, influenciada pela Copa do Mundo.

A quantidade de pessoas que consideram o governo regular ou péssimo se manteve estável em 38% em comparação com a última pesquisa. Houve uma queda em relação a maio, quando era de 39%.

Entre os que consideram a gestão ruim ou péssima, o total caiu de 28% para 26%. Com isso, a avaliação negativa se aproxima do registrado um ano atrás, quando era de 25%, após as manifestações de julho.

Em março do ano passado, antes dos protestos que marcaram o mês de junho, Dilma chegou a registrar 65% de aprovação. Apenas 7% consideravam seu governo “ruim” ou “péssimo”.

Economia

A pesquisa Datafolha também perguntou aos entrevistados quais são suas expectativas para o futuro da economia do País. Do total, 30% estão otimistas e acreditam que a situação econômica vai melhorar, ante 26% do mês anterior. Outros 36% (32% em junho) disseram que a economia vai se manter como está e 29% acham que vai piorar, contra 36% do último levantamento.

Questionados sobre a inflação, 58% dos entrevistados disseram acreditar que os preços vão aumentar, 27% esperam que o índice de preços se mantenha estável. Apenas 9% estão otimistas e veem uma possível queda na inflação. Em relação ao último levantamento, os números melhoraram: 64% acreditavam em uma alta dos preços, 21% apostavam na estabilidade e 7% diziam que a inflação cairia.

Sobre o desemprego, 43% dos entrevistados afirmam que deve aumentar, 31% acham que vai permanecer estável e 21% acreditam em uma queda no número de pessoas sem trabalho.

O Datafolha entrevistou 2.857 pessoas em 177 cidades brasileiras na última terça-feira (1º) e quarta-feira (2). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00194/2014.

Do R7