Copom: Começa reunião para definir nova taxa básica de juros do País

De acordo com o levantamento divulgado na segunda, a Selic não deve sofrer reajustes até o final deste ano

Começa nesta terça-feira (1) a reunião de dois dias do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central para definir a nova Selic (taxa básica de juros do País), que irá vigorar nos próximos 45 dias. A aposta dos economistas, segundo o último boletim Focus, é de manutenção no atual patamar, de 8,75% ao ano.

De acordo com o levantamento divulgado na segunda, a Selic não deve sofrer reajustes até o final deste ano. Em 2010, o mercado aguarda uma recuperação da economia e, portanto, acredita que a taxa irá subir para 9,25% no último trimestre. No fim do ano passado, quando o BC deu início a uma sequência de cortes por conta da crise econômica mundial, a Selic estava em 13,75% ao ano.

O que é a Selic – O BC utiliza a Selic para controlar a inflação no País. Quando os juros caem muito, a população tem mais acesso ao crédito e, como consequência, o consumo aumenta. Ao elevar os juros, o crédito fica mais caro e a autoridade monetária acaba impedindo o crescimento dos gastos da população, evitando, dessa forma, o aumento dos preços.

Porém, a crise financeira mundial, que se agravou em meados de setembro de 2008, requer corte nas taxas de juros porque já restringiu o crédito no País e porque pode prejudicar ainda mais o crescimento da economia brasileira.

O anúncio da nova taxa básica de juros será feito amanhã, após o fechamento do mercado financeiro.

Do Diário OnLine