Corredor Diadema-São Paulo começa a operar no sábado
Após 20 anos em obras, extensão que liga o ABCD com a região Sudoeste da Capital é finalmente concluída
A extensão Diadema-São Paulo (Morumbi/Berrini) do Corredor Metropolitano ABD, em obras durante quase 20 anos, será finalmente inaugurada nesta sexta-feira (30/07), às 11h. A operação para o público começa no sábado (31/07). O anúncio oficial foi feito nesta quinta-feira (29/07) pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que irá gerenciar o trecho. O corredor ligará o ABCD e a zona sul de São Paulo com a região sudoeste da capital, permitindo integração com a Linha 9-Esmeralda, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), e futuramente com a Linha 5-Lilás, do Metrô.
A extensão possui 12 quilômetros de extensão (24 km no total, ida e volta) e se inicia no Terminal Metropolitano Diadema. O traçado inclui a avenida Pres. Kennedy, em Diadema, além das avenidas Cupecê, Vereador João de Luca, Prof. Vicente Rao e Roque Petroni Jr, em São Paulo, chegando à futura Estação de Transferência Morumbi, que permitirá conexão com a Linha 9 – Esmeralda da CPTM.
O trecho terá 18 pontos de paradas duplas, plataformas elevadas de embarque, rampas de acesso, comunicação visual, sinalização de alerta, paisagismo, bancos e lixeiras. Os cerca de 70 mil passageiros que devem utilizar o corredor pagarão R$ 2,60 para embarcar no Terminal Diadema e seguir até a Capital.
O valor investido para a implantação do corredor é de R$ 22,9 milhões. De acordo com a EMTU, também estão em processo de finalização as obras das Estações de Transferência Jardim Miriam, Washington Luiz, Vereador José Diniz, Santo Amaro e Morumbi, além de intervenções no Terminal Metropolitano Diadema para adequação do acesso de entrada e saída dos veículos e preparação da plataforma de embarque.
As obras envolvem, ainda, o pavimento rígido no trecho próximo ao Shopping Morumbi, complementando a faixa exclusiva à esquerda de aproximadamente 12 km, além da execução da sinalização viária horizontal, vertical, semafórica e dutos, travessias de pedestres, recapeamento das faixas adjacentes e paisagismo.
Com ABCD Maior