Covid-19: 79% dos brasileiros aprovam a vacinação de crianças
Pesquisa divulgada no último domingo, 16, pelo Datafolha revela que 79% dos brasileiros são favoráveis à vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19. Os que não souberam opinar somam 4% e 17% seguem o negacionismo do atual presidente e rejeitam a imunização de crianças.
Quando questionados sobre qual o maior empecilho para a vacinação das crianças, 58% citaram Bolsonaro como principal problema.
Entre as mulheres, 83% concorda com a vacinação. Os homens representam um número menor, 75%. A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 13 de janeiro e ouviu 2.023 pessoas em todos os estados do país.
1º lote
O primeiro lote de vacinas infantis chegou a São Paulo na última semana contendo 1,2 milhões de doses, desse número 234 mil serão destinadas ao estado de São Paulo. A primeira fase da vacinação dará preferência a crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades ou deficiências, indígenas e quilombolas, a estimativa é que 850 mil crianças nessas condições sejam vacinadas no estado.
A vacina para as crianças é da marca Pfizer-BioNTech e possui o frasco na cor laranja, para diferenciar a dose destinada aos adultos. A dose também é menor, de 0,2 ml será aplicada em seringas de 1 ml, específicas para a vacinação infantil, conforme orientação do Ministério da Saúde.
Vacinação no ABC
Nas cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano basta fazer o agendamento pelo site dos municípios. Já em Diadema e Ribeirão Pires é necessário realizar um cadastro no site vacinaja.sp.gov.br e se dirigir a um posto de vacinação na cidade.
Para a vacinação das crianças é necessário levar um documento com foto, elas precisam estar acompanhadas de um responsável maior de 18 anos.
Para as crianças com comorbidades ou deficiência permanente, no momento da vacinação é preciso apresentar laudo médico (prescrição médica, relatório médico, receitas ou exames) que comprove a condição clínica da criança.