Covid-19, Natal e Ano novo
Com as comemorações de Natal e Ano Novo comprometidas pela presença da pandemia causada pelo coronavírus, que voltou a ameaçar de implosão o sistema de saúde brasileiro, e de ficarmos sem vacinação contra a Covid-19, poucas são as chances de termos um Feliz Ano Novo em 2021.
Nesse contexto, torna-se importante compreender alguns dos conceitos médicos utilizados durante a epidemia, como a taxa de mortalidade, taxa de letalidade e possíveis sequelas causadas pela doença.
• Taxa de Mortalidade é a medida entre o número de pessoas que morrem por uma causa específica, Covid-19, por exemplo, em relação ao número total de pessoas na população.
• Taxa de Letalidade é o número de mortos em relação ao número de casos diagnosticados com uma doença.
Quanto piores as condições de vida, maiores as taxas de mortalidade e de letalidade.
• Sequelas são lesões que podem ser temporárias ou permanentes. No caso da Covid-19, pode afetar os pulmões, o coração, os rins, o intestino, o sistema vascular e até o cérebro.
As sequelas pulmonares, como enfisema, bronquite crônica e fibrose pulmonar, comprometem a capacidade respiratória e podem levar à necessidade de medicamentos por toda a vida.
No coração, a Covid-19 pode causar inflamação, infarto, insuficiência cardíaca e agravar doenças cardiovasculares preexistentes.
Nos rins, pode deixar cicatrizes renais e causar redução crônica da função renal.
No cérebro, a perda de olfato e paladar são mais ou menos comuns. Porém, uma encefalite grave pode levar à morte.
Não abra mão do direito de se cuidar e de ser vacinado.
Bom Natal e Feliz Ano Novo.
Comente este artigo. Envie um e-mail para dstma@smabc.org.br
Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente