Cred ABC: Um ano de vida e muitos planos
A Cred ABC – Cooperativa de Crédito dos Metalúrgicos do ABC, completou ontem um ano de existência e está atingindo seus objetivos, mas ainda quer crescer mais. Quem afirma é José Vitório Cordeiro Filho, o Zezinho, diretor do Sindicato que responde pelo empreendimento.
“Posso dizer com segurança que a cooperativa foi um dos melhores projetos aprovados em nosso 4º Congresso”, afirma o dirigente. Para comprovar, cita os números alcançados pela Cred ABC em apenas 12 meses de existência: 363 cooperados, R$ 107 mil de capital, R$ 141 mil na poupança e 216 empréstimos.
“É muito bom ter atingido este patamar tendo como principal característica a solidariedade”, continua Zezinho. Para provar, ele ressalta que o número de cooperados é maior que o número de empréstimos e que a inadimplência é zero. Outra vantagem que ele enumera são os acordos com a Metal Leve, Arteb, Karmann Ghia, Uniforja e Uniwídia para desconto dos empréstimos em folha de pagamento.
Por isto Zezinho considera que a cooperativa está atingindo seu objetivo básico. Isto é, emprestar dinheiro aos sócios cooperados com juros menores que os cobrados pelo sistema financeiro. “Fazemos o contraponto aos bancos que dominam o mercado de crédito”, prossegue o diretor. “A diferença entre nós e eles é que eles visam o lucro enquanto nosso projeto é social”, garante.
Agora, a meta da Cred ABC é obter um número de sócios que seja suficiente para que a cooperativa não só empreste dinheiro mas também possa investir em projetos que gerem emprego e renda. “Queremos ser grandes e vamos ser”, conclui Zezinho.
Conheça as vantagens do crédito solidário. A Cooperativa de Crédito atende no primeiro andar da Sede do Sindicato, em São Bernardo, de segunda a sexta-feira, das 9h30, às 18h. Todo associado do Sindicato e seus dependentes podem ficar sócios da Cred ABC.