Crédito cresce 31% em 2008 e também bate recorde
O Sindicato dos Metalúrgicos defende que o crédito faz bem para economia, pois acelera o ciclo de consumo, produção e empregos
O volume de crédito na economia fechou 2008 com patamar recorde, segundo a pesquisa mensal de crédito do Banco Central, divulgada nesta terça-feira (27). Em termos absolutos, o crédito bateu novo recorde: chegou a R$ 1,227 trilhão no final de dezembro, aumento de 31,1% no ano. Em 2007, o crédito havia registrado expansão de 27,8%.
Também foi recorde na comparação com o PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas), ao passar de 40,4% em novembro para 41,3% no mês passado. No final de 2007, estava em 34,2%.
O Sindicato dos Metalúrgicos defende que o crédito faz bem para economia, pois acelera o ciclo de consumo, produção e empregos. Por isso, as manifestações que começaram no ano passado vão continuar a pressionar os banqueiros pela liberação do crédito para a população.
Só no mês de dezembro a alta foi de 14% nas concessões. A liberação de crédito para empresas subiu 16,8% no mês passado. Para o consumidor, avançou 8,1%.
De acordo com o BC, os números de dezembro devem-se à liberação de recursos subsidiados por meio do BNDES (banco estatal de desenvolvimento). Os recursos direcionados aumentaram a base de crédito em 3,4%. Já os recursos livres, ficaram com expansão de 0,9%.
Da Folha Online