Cresce fatia dos hatches pequenos e cai a dos SUVs

Aumento da procura pelos modelos mais acessíveis reforça debate sobre resgate do carro popular

Após longo período de ascensão no mercado brasileiro, o segmento de SUVs inicia este ano com perda de participação. Das cinco principais categorias do ranking automotivo, a única que cresceu no primeiro quadrimestre foi a de hatches pequenos. A participação desses modelos passou de 21,4% para 26% no comparativo interanual, enquanto a de SUVs baixou de 47,2% para 46,6%.

Ante um crescimento médio de 13% na venda de automóveis – de 410,1 mil para 464 mil unidades no comparativo dos quadrimestres -, a de hatches teve expansão de 37,4%, saltando de 87,76 mil para 120,77 mil unidades. Também houve alta nos emplacamentos de SUVs, mas em índice de 11,7%, abaixo, portanto, do registrado na média do mercado. As vendas de SUVs passaram de 193,6 mil para 216,2 mi, ainda com predominância no mercado total.

Importante lembrar, contudo, que esse segmento na divisão da Fenabrave não é subdividido em pequenos, médios e grandes como acontece nas demais categorias, incluindo as de hatches e sedãs. No caso dos carros de menor porte vendidos internamente, a Fenabrave tem as categorias “veículo de entrada” e “hatches pequenos”.

Somando os dois segmentos dos carros mais acessíveis comercializados no Brasil a participação saltou de 31,7% para 35,3% no comparativo interanual. Um dado interessante no momento em que se discute o resgate do carro “popular”, agora chamado de carro verde acessível. Pelo número de emplacamentos entre os quatro primeiros colocados dá para ver que a concorrência entre os hatches pequenos é bem grande. Nele, quem mais tem se destacado em aumento de vendas este ano é o Polo, justamente por causa do lançamento da versão Track, mais acessível que as demais.

Do AutoIndústria