Cresce interesse de montadoras pelo negócio de locação de veículos pesados
Praticado em larga escala na Europa e América do Norte, o negócio de aluguel de caminhões e de veículos pesados apresenta sinais de avanço no Brasil. A proposta de levar facilidades ao transportador, a começar pelo não investimento em ativos e a despreocupação com quesitos como renovação da frota, manutenção e revenda dos caminhões usados, entre vários outros compromissos que fazem parte da rotina de quem transporta se apresenta como uma atividade com potencial de crescimento no setor de transporte.
A primeira montadora no País a ingressar na atividade foi a Volkswagen Caminhões e Ônibus em parceria com o banco da marca, no final de agosto desse ano. O VW Truck Rental começou com contratos de aluguel de 36 e 60 meses e com a possibilidade de maiores prazos de locação. Durante coletiva concedida a jornalistas brasileiros na IAA Transportation, o CEO da Iveco na América Latina, Márcio Querichelli, disse já pensa em um modelo de locação de caminhões e vans para o Brasil.
A Scania, por sua vez, também estuda oferecer esse serviço no País, conforme disse Silvio Munhoz, diretor da divisão comercial da montadora no Brasil. Na Europa a Scania disponibiliza há décadas o serviço Scania Rental aos transportadores, com suporte da rede para reparo e manutenção do veículo alugado.
Neste mês foi a vez da Volvo anunciar o lançamento de uma locadora de caminhões, ônibus e máquinas para construção. O serviço de locação da Volvo já começou a ser disponibilizado por algumas concessionárias de caminhões e ônibus da marca e distribuidores Volvo Equipamentos.
Do Portal NTC