Crescem as vendas e cai a produção de ônibus
A produção de ônibus somou quase 2,1 mil unidades no primeiro bimestre, queda de 37,3% na comparação com igual período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Anfavea, na segunda-feira, 6, e Gustavo Bonini, seu vice-presidente, disse que esse recuo foi causado pelo menor ritmo produtivo pois em janeiro as montadoras de pesados estenderam o período de férias coletivas e, em fevereiro, o feriado de carnaval reduziu o número de dias trabalhados.
Em fevereiro a indústria nacional produziu 1,3 mil ônibus, queda de 34,8% sobre o mesmo mês do ano passado. Na comparação com janeiro o volume produzido foi 63% maior, puxado pelo aumento de dias trabalhados pela indústria.
Na contramão da produção as vendas somaram 3,6 mil unidades, incremento de 86,2% na comparação com igual período do ano passado, quando o setor de ônibus ainda sofria com os impactos da pandemia da covid-19. Em fevereiro foram emplacados 1,9 mil veículos, avanço de 110,1% sobre igual período do ano passado e de 12,9% sobre janeiro.
No bimestre foram exportados 572 veículos, crescimento de 3,7% ante 2022. Os embarques em fevereiro somaram 303 unidades, volume 33,5% superior ao do mesmo período do ano passado e 4,5% maior do que o de janeiro.
Do AutoData