Creta e HB20 híbridos, elétricos Ioniq: planos da Hyundai no Brasil

Hyundai vai investir US$ 1,1 bilhão no Brasil até 2032 para lançar sistemas híbridos flex para os carros nacionais e trazer elétricos ao País

Depois de General Motors e Volkswagen, na última semana foi a vez da Hyundai anunciar um grande investimento no Brasil. Conforme declarou o presidente-executivo da marca, Eui-Sun Chung, serão aplicados US$ 1,1 bilhão no País até 2032 – o equivalente a R$ 5,5 bilhões na conversão direta. Com este aporte, a marca vai desenvolver novas tecnologias, com foco nos carros híbridos e elétricos e até modelos a hidrogênio verde.

Entre as novidades, já sabemos que a Hyundai trabalha em versões híbridas de Creta e HB20, algo inevitável diante dos rumos que o mercado brasileiro vai tomar a partir de 2025, quando entra em vigor a próxima etapa da lei de emissões, o Proconve L8. Mas não é só. Já faz algum tempo que a marca sul-coreana estuda trazer para o Brasil a linha de elétricos Ioniq. Pois o novo investimento vai envolver a vinda desses modelos ao País.

Por enquanto a Hyundai ainda não detalhou o investimento. A montadora fará um novo anúncio em março. Além de Creta e HB20 híbridos e de elétricos, como o SUV Ioniq 5, que foi flagrado pelo Jornal do Carro em São Paulo, a Hyundai pode ter uma picape com chassi monobloco e tamanho próximo ao de Chevrolet Montana e Fiat Toro. Vale lembrar que a marca não tem picape no Brasil e que a (cotada) Santa Cruz é exclusiva da América do Norte.

Por fim, para colocar os planos em ação, a Hyundai terá de alinhar os negócios com o grupo Caoa, que permanece como detentor dos direitos de comercialização de modelos importados da marca. A tecnologia mais próxima dos modelos nacionais da Hyundai é o sistema híbrido-leve. Afinal, esta é a solução mais básica (e barata) de eletrificar os carros a curto prazo. De quebra, vai ajudar a montadora a baixar as emissões e cumprir a próxima etapa do Proconve. Assim, Creta, HB20 e HB20S deverão ganhar versões híbridas-leves já a partir de 2025.

Do Jornal do Carro