Crise: Itália é a bola da vez na Europa
O Conselho Europeu organizou uma reunião de emergência com as principais autoridades que lidam com a dívida da zona do euro, refletindo a crescente preocupação com a chance de a crise chegar à Itália, a terceira maior economia da região.
Oficialmente é uma reunião de coordenação, não de crise e a Itália não seria tema da reunião, mas ninguém revelou o que seria discutido. Duas fontes, entretanto, revelaram que a situação na Itália seria o principal assunto.
As conversações foram organizadas depois de uma grande venda de ações italianas na sexta-feira, que derrubou a Bolsa em 3,3% e aumentou os temores com a Itália.
A pressão se deve, em parte, à elevada dívida pública da Itália, que atinge 120% do PIB, e à sua economia que está paralisada, mas também à preocupação de que o primeiro-ministro Silvio Berlusconi possa estar tentando prejudicar e até mesmo derrubar o ministro da Economia, Giulio Tremonti, que promoveu grandes cortes para controlar o déficit orçamentário.
Um jornal alemão alertou domingo que o atual fundo de resgate europeu, de quase R$ 1 trilhão, não seria grande o suficiente para proteger a Itália porque não havia sido projetado para fazer isso.
Com BBC Brasil