CSE na Panex debate rede mundial com representantes franceses

Encontro foi primeiro passo para troca de informações e criação de um comitê mundial

Encontro na semana passada entre o Comitê Sindical na Panex de São Bernardo e representantes de trabalhadores nas empresas francesas Rowenda e Tefal deu início à construção de uma política de intercâmbio com o objetivo de criar uma rede internacional e um comitê mundial dos trabalhadores no Grupo SEB.

A reunião contou também com a participação do Coletivo de Relações Internacionais do Sindicato e de representantes da CUT e da Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT) francesa.

“Os franceses percorreram a fábrica e depois discutimos as políticas sindicais que são desenvolvidas nas empresas do Grupo SEB aqui no Brasil e na França”, disse Ana Nice Martins Carvalho, do CSE na Panex.

Os representantes europeus, segundo ela, consideraram o desenho interno da fábrica de São Bernardo diferente das empresas do grupo na França, onde os postos de trabalho são mais espaçosos.

Uma novidade que eles vão incluir na pauta é a implantação de posto bancário no chão de fábrica, próximo aos trabalhadores.

Motivados

“Foram considerações iniciais e o ponto de partida para uma troca de informações permanente. Agora, vamos fazer um levantamento das conquistas e benefícios dos trabalhadores franceses e comparar com os nossos para levarmos uma luta conjunta”, comentou Ana Nice.

Ela disse que os representantes franceses deixaram o encontro bastante motivados com a expectativa de criação do comitê mundial.

O grupo SEB, além da Panex, controla no Brasil uma fábrica da Arno na Capital e outra com centro de distribuição em Pernambuco.

“Também vamos envolver os companheiros nessas duas empresas no intercâmbio”, concluiu a dirigente.