CSEs de São Bernardo se preparam para o 9º Congresso
Os integrantes dos CSEs de São Bernardo se reúnem hoje, a partir das 9h, na Sede, para debater a proposta de financiamento do Sindicato e a participação dos trabalhadores no 9º Congresso dos Metalúrgicos do ABC.
“Convocamos os representantes dos trabalhadores nas fábricas para aprofundar o debate sobre a sustentação do Sindicato e buscar soluções. Na prática, a reforma Trabalhista, na tentativa de enfraquecer a organização da classe trabalhadora, acabou com a contribuição sindical”, afirmou o coordenador de São Bernardo, Genildo Dias Pereira, o Gaúcho.
“As negociações serão feitas para todos os trabalhadores. Os sócios do Sindicato já contribuem e os não sócios terão que pagar a taxa negocial, como já acontece hoje. O direito à oposição será garantido, mas quem se opor abrirá mão de todo o acordo negociado”, explicou.
Participam do debate o Departamento Jurídico e a subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Dieese, no Sindicato.
“É importante que os CSEs estejam preparados para debater com as empresas e esclarecer os trabalhadores no chão de fábrica. O 9º Congresso da categoria vai traçar as diretrizes do mandato nos temas que influenciam o dia a dia do trabalhador e, por isso, a participação nos debates e na proposição de ações é fundamental”, disse.
O 9º Congresso está dividido em cinco etapas, com o tema “Outro Brasil é possível”. A abertura oficial foi realizada no dia 9 de março, com atividade na Sede que relembrou os 40 anos do 1º Congresso das Metalúrgicas do ABC. Em seguida, foram realizadas plenárias de tirada de delegados e delegadas.
Foto: Adonis Guerra
Da Redação.