Cuidados: Coronavírus

Que cuidados tomar ao sair e voltar para casa, ou receber entregas de comidas e outros produtos?

Hygiene. Cleaning Hands. Washing hands.

Para as pessoas em isolamento social, que saem apenas para ir ao supermercado ou à farmácia, não são necessários cuidados especiais, como trocar de roupa ou tomar banho ao voltar pra casa. Mas, lembre-se, use máscaras e sempre lave as mãos.

Em relação a ser contaminado por vírus que estariam circulando pelo ar, estudos científicos mostram que eles podem flutuar no ar por cerca de meia hora, mas é pouco provável que cheguem até você, desde que mantenha distância segura das pessoas.

A Dra. Linsey Marr, especialista em aerossóis do Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia (Virginia Tech), nos EUA, informa que as partículas seriam tão pequenas que se moveriam no ar ao redor dos corpos e das roupas, impedindo-as de pousarem em nossas roupas.

“Essas partículas seguem o fluxo de ar em torno de uma pessoa porque nos movemos relativamente devagar. À medida que andamos, empurramos o ar para fora do caminho, e a maioria das gotículas e partículas também é empurrada para fora. Mas, se alguém espirra em você, melhor ir para casa, tomar banho e lavar as roupas como costuma fazer normalmente”.

Quanto ao risco de ser infectado ao receber e manusear correspondências ou pacotes saiba que é extremamente baixo. Mas, após receber e manusear encomendas, descarte a embalagem e lave as mãos com água e sabão, esfregando bem.

Quando, por motivo de força maior, tiver que sair de casa, ao voltar lave seus sapatos, se forem laváveis, ou deixe que fiquem do lado de fora de casa e fora do alcance de crianças.

Cuide-se. ajude a cuidar dos outros.

Comente este artigo. Envie um e-mail para [email protected] Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente